Aftermarket em franca recuperação
2024: ano estável para oficinas, sem grandes variações. Maio destacou-se com o melhor desempenho até junho, evidenciando recuperação no setor. A pesquisa da CINAU revelou que qualidade e confiança superam preço na escolha de peças
Nossa previsão continua a mesma: 2024 será um ano estável, ou seja, sem grandes altos e baixos no movimento das oficinas. Entre os dias 20 e 25 de maio, foi registrada a melhor semana de serviço para as oficinas até a última medição de 1º de junho. O Pulso registrou um movimento 13% acima da capacidade média de atendimento, que é de aproximadamente 123 carros por mês. Nesse sentido, o mês de maio contribuiu para uma ligeira melhora nos indicadores anuais.
Ao observarmos isoladamente o mês de maio, as oficinas trabalharam, em média, 2,88% acima do patamar de atendimento médio mensal, evidenciando uma consistência e ritmo acelerado nas oficinas mecânicas. O último boletim do Pulso registrava um déficit de 2,88% no movimento das oficinas; porém, essa reação impulsionada pelo “mês das noivas” ajudou a reduzir o déficit do ano para 2,80%
Uma recuperação tímida, mas expressiva, levando em consideração que o Pulso mensura as 52 semanas do ano e estamos apenas na semana 22 até o fechamento desta edição. Além disso, outros indicadores econômicos corroboram nossa análise.
Estudos recentes da CINAU evidenciam que, apesar da crise, da dificuldade de encontrar peças e das limitações de crédito, o setor continua pujante, aquecido, mas desafiador para aqueles que operam no aftermarket.
Em breve, os países que compõem o G7 se reunirão na Itália para discutir assuntos globais. O Brasil estará nesta reunião como convidado, e os assuntos serão os mais diversos possíveis. Contudo, os analistas da CINAU estão sempre atentos a esses movimentos, que podem, como retratado no filme “Efeito Borboleta”, afetar o aftermarket brasileiro.
Deixando de lado o filme “Efeito Borboleta” e a reunião da cúpula do G7, a CINAU recentemente ouviu cerca de 405 reparadores em todo o país para entender melhor seus hábitos de consumo de peças, critérios para escolha de marcas e fornecedores, hábitos digitais, etc.
Para os executivos que operam no aftermarket e ainda acham que o preço é o atributo decisivo para a escolha da marca ou do fornecedor, mais uma vez ficarão surpresos, pois novamente o preço ficou em 5º lugar na determinação da escolha da peça.
Os atributos qualidade e confiança na marca despontaram como os mais importantes no momento da escolha da marca. Agora, será que este comportamento se altera em outras regiões do país? Ou será que esses atributos variam de acordo com os diferentes “tamanhos” (capacidade de atendimento) das oficinas?
Na próxima matéria de mercado, traremos alguns destaques desta pesquisa e, caso queira ter acesso completo a este material, basta enviar um e-mail para cinau@oficinabrasil.com.br e solicitar o estudo.
Os profissionais da CINAU podem ajudá-los a entender melhor os hábitos de consumo, as percepções de marca, as linhas de produtos, o tamanho de mercado de mais de 50 linhas de produtos, tudo isso sob a ótica do reparador automotivo, aquele que efetivamente faz o aftermarket acontecer e mantém mais de 45 milhões de carros rodando em nosso país